Economia2 min de leitura

BYD supera Tesla e registra recorde de vendas de carros elétricos em 2025

Gigante chinesa vende 2,26 milhões de veículos, enquanto a americana enfrenta queda nas vendas.

Economia2 min de leitura
BYD supera Tesla e registra recorde de vendas de carros elétricos em 2025

Publicidade

Espaço reservado para anúncio

SÃO PAULO, SP - A fabricante chinesa BYD estabeleceu um novo marco global ao vender 2,26 milhões de carros elétricos em 2025, conforme divulgado em um comunicado na Bolsa de Hong Kong. Este número marca a primeira vez que a BYD supera a Tesla, que vendeu 1,64 milhão de veículos no mesmo período, uma queda em relação aos 1,79 milhão de 2024.

A Tesla, que até então era a líder do setor, tem enfrentado desafios na Europa desde o final de 2024, devido ao aumento da concorrência, à obsolescência de sua linha de produtos e aos protestos em resposta aos comentários de Elon Musk sobre figuras políticas de direita.

Fundada em 1995 em Shenzhen, a BYD, que também fabrica carros híbridos, domina o mercado de veículos elétricos na China, o maior do mundo. A empresa está em processo de expansão internacional, embora enfrente barreiras, como tarifas elevadas nos Estados Unidos.

No ano passado, a Tesla havia superado a BYD em vendas anuais, com 1,79 milhão contra 1,76 milhão. Recentemente, a companhia californiana anunciou uma queda nas entregas no quarto trimestre, registrando uma diminuição de 15,6% em relação ao ano anterior, com 418.227 veículos entregues entre outubro e dezembro, enquanto os analistas esperavam números melhores.

A expectativa para 2025 é que a Tesla entregue cerca de 1,65 milhão de veículos, o que representaria um segundo declínio consecutivo nas vendas. As ações da Tesla subiram 1,9% nas negociações antes da abertura do mercado.