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Black Friday 2025 inicia com crescimento de 24,5% nas vendas do ecommerce

Primeiras 12 horas do evento registram faturamento de R$ 1,69 bilhão, com aumento no volume de pedidos.

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Black Friday 2025 inicia com crescimento de 24,5% nas vendas do ecommerce

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SÃO PAULO, SP - O ecommerce brasileiro começou a Black Friday 2025 com um desempenho significativo. Nas primeiras 12 horas de vendas nesta sexta-feira (28), as plataformas virtuais arrecadaram R$ 1,69 bilhão, representando um crescimento de 24,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Confi Neotrust, que analisa transações do setor.

O aumento das vendas foi impulsionado principalmente pelo crescimento no número de compras, que alcançou 3,27 milhões de pedidos até às 11h59, uma alta de 44% em relação ao ano passado. Contudo, o valor médio gasto por compra teve uma queda, passando de R$ 609 em 2024 para R$ 518, uma diminuição de 17,8%.

A Confi Neotrust prevê que este ano pode ser o melhor já registrado para a Black Friday.

Até a metade do dia, as categorias que mais geraram faturamento foram smartphones (R$ 179 milhões), TVs (R$ 166 milhões) e geladeiras (R$ 125 milhões), consolidando eletrônicos e eletrodomésticos como os principais responsáveis pelo aumento das vendas.

Na quinta-feira (27), véspera da Black Friday, o comércio online também apresentou um bom desempenho, com R$ 2,28 bilhões em vendas, um crescimento de 34,1% em relação ao mesmo dia do ano passado. O número de pedidos saltou 63,2%, totalizando 5,9 milhões, mas o tíquete médio caiu para R$ 385, abaixo dos R$ 469 de 2024. TVs, smartphones e calçados foram os itens mais vendidos na quinta-feira.

Até o dia 27 de novembro, o ecommerce acumulou R$ 39,2 bilhões em vendas, marcando um avanço de 36,2% em relação ao ano anterior. O número total de pedidos subiu 48,8%, para 124,9 milhões, embora o tíquete médio tenha caído 8,5%, situando-se em R$ 313. Esses dados evidenciam o chamado 'Black November', que é uma estratégia do varejo para estender as promoções ao longo do mês.

De acordo com Léo Homrich Bicalho, head de negócios da Confi Neotrust, a antecipação das ofertas não diminuiu a importância da Black Friday. 'Ainda que o tíquete médio seja menor, a Black Friday continua a ser o momento em que os consumidores realizam compras de maior valor', afirma.

A Confi Neotrust utiliza sua plataforma Hora a Hora para monitorar transações de mais de 7.000 lojas parceiras e analisa o comportamento de mais de 80 milhões de consumidores digitais, atualizando dados sobre faturamento, unidades vendidas e preços em intervalos regulares.

Os eletrônicos são os produtos mais procurados pelos consumidores, com 67% das intenções de compra, seguidos por itens de beleza e cuidados pessoais (63%), eletrodomésticos (63%), moda e acessórios (58%) e cama, mesa e banho (44%).