Alckmin afirma que negociações com os EUA continuam e menciona produtos estratégicos
Vice-presidente destaca progresso nas exportações brasileiras apesar das tarifas

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, declarou que as negociações com os Estados Unidos para reverter as tarifas comerciais não estão encerradas, mesmo após a retirada de algumas sobretaxas pelo presidente norte-americano Donald Trump. Ele ressaltou que 22% das exportações brasileiras ainda são impactadas pelo chamado ‘tarifaço’.
Em entrevista ao podcast Flow, Alckmin afirmou: “A negociação não acabou, ela vai ter mais velocidade. Precisamos identificar o que ainda está sob tarifas, como café solúvel, uva, máquinas, motores, sapatos e roupas, para avançar nas discussões.”
O vice-presidente também mencionou um crescimento de 9,1% nas exportações do Brasil, mesmo em meio ao tarifaço, atribuindo isso à abertura de mercados. Ele comparou a situação atual com a da década de 80, quando os Estados Unidos representavam 24% das exportações brasileiras, percentual que caiu para 12% atualmente.
Alckmin destacou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o “candidato natural” para as eleições presidenciais de 2026, observando que, em contextos de reeleição, o titular costuma ser o preferido, a não ser que surjam razões pessoais que impeçam essa candidatura.
Ele finalizou ressaltando que um ano na política pode ser extremamente dinâmico e que “tudo pode mudar” rapidamente.