Ecommerce registra R$ 4,76 bilhões em vendas na Black Friday, superando 2024
Faturamento apresenta crescimento de 11,2% em relação ao ano anterior, segundo dados da Confi Neotrust.

SÃO PAULO, SP - O ecommerce brasileiro finalizou a Black Friday deste ano com um faturamento de R$ 4,76 bilhões, o que representa um crescimento de 11,2% em comparação aos R$ 4,26 bilhões registrados em 2024. Os dados foram coletados pela plataforma Confi Neotrust entre a 00h e 23h59 da sexta-feira, dia 28.
Embora o valor médio por transação tenha diminuído 12,8%, passando de R$ 634,40 para R$ 553,60, o número total de pedidos realizados aumentou 28%, alcançando 8,69 milhões, em comparação aos 6,74 milhões do ano anterior.
Os produtos que mais contribuíram para as vendas foram, em destaque, as televisões, que faturaram R$ 443,2 milhões, seguidas pelos smartphones com R$ 388,7 milhões e geladeiras com R$ 273,2 milhões.
Dentre os itens mais vendidos, destacam-se o ar condicionado Split da Samsung de 12 mil BTUs, o iPhone 16 de 128 GB na cor preta e a Smart TV de 70 polegadas da Samsung, modelo Crystal Gaming Hub.
Os números deste ano foram os melhores desde 2021, quando o ecommerce atingiu um pico de R$ 5,1 bilhões na Black Friday. Durante a pandemia de Covid-19, o setor havia registrado recordes devido às restrições de isolamento social.
Léo Bicalho, head de negócios da Confi Neotrust, observa que os consumidores adotaram uma estratégia de compras, aguardando por descontos mais atrativos antes de adquirir produtos de maior valor. O tíquete médio subiu de R$ 325 na segunda-feira (24) para quase R$ 554 na sexta-feira.
Nos últimos anos, os consumidores têm fracionado suas compras ao longo de novembro, permitindo uma gestão mais inteligente do orçamento. Isso possibilita que os clientes garantam itens recorrentes e de moda durante a semana, reservando um montante maior para compras de desejo, como TVs e eletrodomésticos, na Black Friday.
No acumulado de novembro, entre os dias 1º e 27, o setor teve um total de R$ 39,2 bilhões em vendas, representando um aumento de 36,2% em relação ao ano passado. O número de pedidos também subiu 48,8%, totalizando 124,9 milhões, mesmo com uma queda de 8,5% no tíquete médio, que agora é de R$ 313.
Esses resultados reforçam a tendência do "Black November", iniciativa do varejo que antecipa promoções ao longo do mês, diluindo a concentração de vendas na sexta-feira.
As informações foram extraídas da plataforma Hora a Hora da Confi Neotrust, que monitora transações de mais de 7.000 lojas parceiras e acompanha o comportamento de mais de 80 milhões de consumidores digitais, atualizando dados de vendas e preços a cada hora.
Um levantamento do Itaú Unibanco revelou que, entre a zero hora e a meia-noite da última sexta-feira, as vendas em todo o Brasil aumentaram em 28,5%.