Forte Instabilidade e Ventos de Até 50 km/h Afetam Grande Parte do Brasil nesta Sexta-feira
Previsão aponta chuvas intensas e temporais em várias regiões do país.

Pixabay
A previsão do tempo para esta sexta-feira (02) revela um cenário de instabilidade em diversas áreas do Brasil. Segundo informações do Climatempo, a interação entre frentes frias, um cavado meteorológico e o transporte de calor e umidade resulta em alertas para chuvas de moderada a forte intensidade, além de rajadas de vento que podem alcançar entre 40 e 50 km/h, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Região Sul: A partir da madrugada, a passagem de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade afetam o Paraná, onde se espera chuva fraca a moderada pela manhã, com intensidade maior em alguns pontos. O sul e oeste de Santa Catarina também recebem chuvas fracas, assim como o litoral norte e a Região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Durante a tarde, as chuvas se intensificam, especialmente no leste e noroeste do Paraná, com risco de temporais. No Rio Grande do Sul, novas pancadas são esperadas, com possibilidade de granizo. À noite, a chuva se concentra no leste de Santa Catarina e no Paraná, além do nordeste gaúcho, com rajadas de vento de até 50 km/h em várias áreas.
Região Sudeste: As primeiras horas do dia devem trazer chuvas fortes em partes do norte, oeste e interior de Minas Gerais, além do litoral paulista. A passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo mantém o risco de temporais, especialmente em São Paulo, no sul de Minas, parte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. As temperaturas caem levemente em áreas específicas, mas permanecem elevadas nas demais regiões.
Região Centro-Oeste: A chuva deve ocorrer com mais força na madrugada e manhã em Goiás, no noroeste de Mato Grosso e no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, onde a instabilidade se intensifica ao longo do dia, trazendo risco de temporais.
Região Nordeste: Precipitações fracas são esperadas no oeste da Bahia e interior do Piauí, mas a instabilidade aumenta, especialmente na metade sul do Maranhão. À tarde, as chuvas se espalham, com destaque para o oeste de Pernambuco. A umidade relativa do ar está em atenção, com índices abaixo dos 30% em várias áreas.
Região Norte: No Amazonas, Acre e sul do Pará, a instabilidade traz chuvas moderadas a fortes e risco de temporais. Em Tocantins, Rondônia e no norte do Amapá, pancadas de chuva se intensificam, mantendo a instabilidade ao longo do dia.